quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ritmo e consciência

Atraída pelas diferentes formas de exploração interior, como técnicas de respiração, utilização de cores na harmonização do organismo, meditação, dança, yoga, tai chi chuan, lian gong, entre muitas outras que só ouvi falar o nome, que é o caso da Taketina, descobri o quanto a percussão tem influência sobre o meu estado de espírito. Exemplo dessa influência está na prática xamânica:

"Os instrumentos de percussão servem para despertar a emoção e a conscientização interior. As práticas xamanistas usam o tambor para alterar o estado de consciência e levar ao transe espiritual. Os fieis se concentram no ritmo e acompanham a batida como se fizessem uma viagem mítica interior, buscando alcançar níveis de consciência que em geral são inacessíveis. No xamanismo, o tambor estabelece um tipo de ponte que leva o xamã a entrar em contato com um estado mágico de consciência."
A evolução de cada batida te leva a um estado diferente do interior, há um despertar a cada fase da sua consciência, como se aos poucos você fosse libertando algo, sem necessidade de meditação ou ritmos lento, pelo contrário compassos fortes e vibrantes.

"Os ritmos estimulam a energia física. A percussão pode ser um meio de aumentar o fluxo sanguíneo do corpo, acelerar ou diminuir o batimento cardíaco e afetar os órgãos ligados ao coração."

Somos influenciados pela energia ao nosso redor, pois somos um sistema energético.

"Nossos pensamentos e emoções levam a várias freqüências de estímulos eletromagnéticos que interagem com os bioquímicos."

"Se estivermos num ambiente onde as emoções e os pensamentos negativos predominarem - venham ou não de nós - essas vibrações irão se impor ao campo energético pessoal de todos, levando uns a entrarem em sintonia com os outros. Se ignorados ou se acumulados, desvirtuam o fluxo básico da vida tornando o homem mais suscetível às doenças. As energias negativas em geral se armazenam no corpo etéreo (o campo energético eletromagnético mais próximo ao corpo) e nos chakras. Se não houver uma limpeza permanente desses resíduos energéticos negativos e estáticos, toda a energia do organismo físico vai se contaminar."

Sem me aprofundar no assunto que não domino, mas acreditando que as energias que fluem para dentro e para fora do organismo influenciam significativamente nossos estados anímicos, na voz de Lori Cotler e nas batidas de Glen Velez poderão encontrar um pouco do que disse anteriormente.

Vídeo: Drum Language
Referência: Princípio sagrado do ritmo. http://www.xamanismo.com.br/Poder/SubPoder1191194884It002

Nenhum comentário: